Textos mais recentes

Review — Impactos Sociais E Econômicos Da Pirataria Na Indústria Da Moda

Salvador - BA, Brasil
livro-de-moda-direito-da-moda-pdf
foto: @mathildelangevin | unsplash


Não é segredo que o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de produtos falsificados do mundo. A pirataria, especialmente no contexto criativo, pode ter uma série de impactos negativos em diversos aspectos.

As indústrias como a música, o cinema, os videogames, software e os livros, tem experimento uma quantidade cada vez maior de pessoas que optam por adquirir cópias ilegais em vez de comprar produtos originais, reduzindo as receitas das empresas e dos criadores, dificultando a sustentabilidade desses criadores.

Não raro, a diminuição dessas receitas devido à pirataria tem acarretado com as demissões e a uma redução na contratação de artistas, músicos, escritores, desenvolvedores de software e outros profissionais envolvidos na criação.

E com a moda, setor extremamente criativo, não é diferente. E é isso que Impactos Sociais e Econômicos da Pirataria na Indústria da Moda, vem dar conta, explorando os efeitos da pirataria, considerando tanto as implicações sociais quanto as econômicas desse fenômeno.

A pirataria na indústria da moda refere-se à produção e venda não autorizadas de produtos de moda, incluindo roupas, acessórios e calçados, que imitam designs de marcas legítimas e são vendidos a preços muito mais baixos.


Nesse sentido, a autora traz discussões relevante e estratégias importantes para combater a pirataria na indústria da moda, como o fortalecimento da proteção dos direitos de propriedade intelectual, educação dos consumidores sobre os impactos da pirataria e cooperação entre governos, empresas e organizações internacionais.

"Impactos Sociais e Econômicos da Pirataria na Indústria da Moda" discute os efeitos negativos da pirataria sobre a indústria da moda, desde os aspectos econômicos até as implicações sociais, destacando a importância de abordar esse problema de maneira abrangente e colaborativa.

Em linhas gerais, a publicação deixa evidente o quão complexa é a pirataria na moda e as soluções para lidar com seus impactos vão desde a implementação de leis mais rigorosas de proteção de direitos autorais até a educação do público sobre os prejuízos causados pela pirataria e a oferta de alternativas legais acessíveis para a população.




ResumoDayane Nayara é uma pesquisadora nata e grande entusiasta do Direito da Moda e de suas vertentes com a Propriedade Intelectual e, navegando por essas áreas, uniu um relevante aprendizado sobre os temas.

Esta dissertação de Mestrado, agora transformada em livro, é o resultado de sua vasta experiência em pesquisas e traduz com êxito e, de forma objetiva e exemplificada, um pouco da junção dessa indústria aplicada à seara da Pirataria.

"Tenho muito orgulho de ter acompanhado parte da trajetória dessa pesquisadora, uma aluna querida que se tornou uma amiga." — Deborah Portilho Coordenadora da Pós-Graduação em Direito da Moda do CEPED-UERJ e Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB-RJ









Leia à vontade mais de 1 milhão de eBooks com o plano de assinatura kindleunlimited

Form for Contact Page (Do not remove)

Newsletter