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Review — História da Moda no Brasil: Das influências às Autorreferências

Salvador - BA, Brasil



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foto: @nicole-queiroz | pexels



Escrita por João Braga, a obra examina as influências que moldaram o estilo e a estética da moda no país, desde a época colonial até os dias atuais.

O livro começa explorando as primeiras influências na moda brasileira, vindas dos colonizadores portugueses e das culturas indígenas, abordando o período do Império, revelando a importância da corte e da aristocracia na definição das tendências de moda da época.

À medida que a narrativa avança, são analisadas as transformações sociais, políticas e culturais que moldaram a moda brasileira, destacando a influência das décadas de 1920, 1940 e 1960, momentos de efervescência criativa e de mudanças significativas na sociedade brasileira.


O Brasil tem que assumir o verde e amarelo. Mas tem um pouco de vergonha disso, porque em nossa própria história isso foi criado. [...] Temos vergonha de nós. Mas eu tenho orgulho de ser brasileiro. E minha roupa tem a bandeira do Brasil, não porque eu queira exportar. É para dizer que isso é a moda brasileira. — pág. 11


Além das influências estrangeiras, o autor destaca a importância das autorreferências na moda brasileira. Isso inclui o resgate de elementos da cultura popular brasileira, a valorização da diversidade étnica e a incorporação de referências regionais.

O livro examina como estilistas e marcas brasileiras têm buscado criar uma identidade única, que reflita a brasilidade e se distancie das simples cópias das tendências internacionais.

"História da moda no Brasil: Das influências às autorreferências" também aborda o crescimento da indústria da moda no país, a consolidação de semanas de moda e eventos importantes, como o São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio. O autor destaca a importância dessas plataformas na divulgação e valorização dos talentos brasileiros.



Basicamente, o livro oferece um panorama abrangente da história da moda no Brasil, analisando tanto as influências externas quanto as características únicas da moda brasileira.

Ao explorar a trajetória da moda no país, o autor revela como a moda é um reflexo da sociedade, expressando sua identidade cultural e suas transformações ao longo do tempo.

Sinopse: Resultado de uma pesquisa vasta e inédita em sua abrangência, o livro "História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências", que sai agora com o selo da Disal Editora, é o mais importante trabalho sobre moda já produzido no Brasil - realizado pela Pyxis Editorial sob a coordenação do jornalista e escritor Luís André do Prado e do professor de moda e escritor João Braga.

Com apresentação gráfica primorosa, ilustrado com mais de 400 imagens, o volume permite ao leitor percorrer a história de nosso país por meio das roupas, compondo um painel visual evolutivo dos movimentos estéticos, comportamentais e da criação de moda vivenciados no Brasil.

Em 640 páginas, o leitor encontrará todos os movimentos da moda ocorridos ao longo de mais de um século, dos tempos em que apenas reproduzíamos ou adaptávamos lançamentos de Paris, ao período de criação da alta moda local (com os costureiros da década de 1960, como Dener Pamplona e Clodovil Hernandes), passando pelo surgimento do prêt-à-porter nacional, pelos grupos de moda da década de 1980 até a consolidação das Semanas de Moda - como a São Paulo Fashion Rio (SPFW) e Rio Fashion, na primeira década do século XXI.

Para compor esse painel, foram feitas pesquisas em diversos acervos e coletados 127 depoimentos, relatos de pessoas que vivenciaram essas diversas fases evolutivas e que permitem ao leitor ter um relato histórico vivo.




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