Textos mais recentes

Review — A Moda e seu Papel Social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas

Salvador - BA, Brasil
livro-de-moda-baixar-pdf



De que maneira as roupas podem refletir e influenciar as questões de classe, gênero e identidade? Buscando responder essa pergunta, a autora Diana Crane examina a moda além da simples função de cobrir o corpo, mas como um fator crucial na construção de identidades individuais e coletivas.

Partindo do ponto que a moda é uma linguagem simbólica, que comunica mensagens sobre quem somos e como queremos ser percebidos pelos outros, a autora demonstra como ela pode ser usada para marcar diferenças e hierarquias sociais.

As roupas podem servir como um distintivo de status, permitindo que determinados grupos sociais se destaquem e se diferenciem dos outros. A autora também analisa como a moda pode ser uma forma de aspiração social, na qual pessoas de diferentes classes buscam se aproximar de estilos e marcas associadas a grupos mais privilegiados.




Contudo, não é apenas no âmbito social que isso se evidencia. Em relação ao gênero, o livro examina como a moda desempenha um papel na construção e na expressão das identidades de gênero.

Com exemplos práticos, discute como as roupas podem reforçar estereótipos, ao mesmo tempo que desafia e questiona essas normas, analisando a evolução da moda unissex e a crescente fluidez dessas identificações.


Partindo deste ponto, fica claro como as pessoas constroem sua identidade por meio da moda, escolhendo roupas que se alinham com seus valores, interesses e estilo de vida.

"A Moda e seu Papel Social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas" oferece uma análise abrangente sobre o histórico das relações que mediaram a criação e as transformações no uso da moda, demonstrando como sua função de indicar status social.

Em linhas gerais, as discussões históricas e sociológicas desenvolvidas serão de grande interesse para quem busca estudar mais profundamente o impacto da moda na sociedade.

Principalmente pela abordagem dos elementos que envolvem os complexos mecanismos que definem a aprovação e a adoção de determinada aparência por membros de um grupo.






Form for Contact Page (Do not remove)

Newsletter