Lasanha aos 4 queijos, a receita afetiva de Islana Rosa

Estilista empreendedora, Islana Rosa compartilha a receita de lasanha aos quatro queijos, um prato que traz lembranças dos almoços em família


lasanha-quatro-queijos
Foto: Olivias Cuisine / Reprodução



Morando por muitos anos fora do Brasil, Islanna começou a se interessar por Moda quando estava em Londres, época em que teve seu segundo filho.

Por ser casada com um atleta, as mudanças de país eram frequentes e para minimizar a saudade que sentia da comida de casa, recorrendo às comidas afetivas, nome que damos aos pratos que nos remetem às lembranças boas do passado, geralmente compartilhadas com familiares ou amigos queridos.

Também chamada de comfort food — comida confortável em tradução livre —  ela nos traz conforto e bem estar, dando a sensação de preenchimento, como um carinho no corpo e na alma. Comida de mãe, de avó, aquele doce de infância... Temos certeza que você consegue pensar em várias enquanto lê esta matéria.

E para começar essa série de receitas afetivas, trouxemos a favorita da Islanna Rosa, estilista que além de ter criado a Islanna, sua marca de roupas, fundou, em 2020, o movimento Vozes Negras, com o objetivo de transformar a vida de mulheres através da moda.






Fortemente ligada à sustentabilidade, a Islanna apoia e promove artistas negras brasileiras e vem desenvolvendo, com seus fornecedores, métodos de produção que visam diminuir o impacto no meio ambiente.

Isso é possível através da produção de peças feitas em tecidos naturais, recicláveis, orgânicos e de filosofia atemporal, tudo isso com técnicas aprendidas no exterior.

E por conta dessa estadia em outros países, Islana Rosa conta que sentia muita falta da família e da comida de casa, especialmente dessa lasanha de quatro queijos, um dos hits dos almoços especiais aos finais de semana.

"Era quando todo mundo se encontrava e a gente conversava sobre como tínhamos passado. Fazer essa receita era uma maneira de matar a saudade desses rituais e de me sentir mais perto da família que estava no Brasil," relembra.

Que tal sentir essa receita de família da Islana? Vamos aos ingredientes!




Veja também:





Lasanha aos 4 queijos

Rendimento: Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora


Ingredientes
  • 500 g de massa de lasanha fresca
  • 250 g de queijo mozarela em fatias
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 50 g de queijo gorgonzola esfarelado
  • 100 g de queijo provolone ralado
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 300 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo

1. Em uma panela, doure a farinha com a manteiga. Espere esfriar.

2. No liquidificador, bata a farinha misturada com a manteiga (já fria), o leite, o queijo gorgonzola, o provolone, o parmesão (reserve parte dele para gratinar) e o creme de leite.

3. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar (de 5 a 10 minutos).

4. Em um refratário médio, alterne camadas de massa, molho e mozarela.

5. Termine tudo com uma camada do molho, e polvilhe sobre ele o queijo parmesão reservado.

6. Leve ao forno alto preaquecido a 200 °C, até derreter o queijo e gratinar (por volta de 20 minutos).



*Com informações da Elle Brasil.

Form for Contact Page (Do not remove)