Aperitivo prático: cogumelos recheados com queijo e tomate seco

Salvador - BA, Brasil

Ricos em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras e com baixo teor de carboidratos, gorduras e colesterol, os cogumelos são perfeitos para receitas rápidas e saborosas


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Foto: Jo Cook




Refogados, recheados, assados ou grelhados, os cogumelos são saborosos, nutritivos e dão um toque especial a qualquer prato.

Ricos em nutrientes, eles são uma ótima opção tanto na entrada quanto no prato principal. Entre os mais comuns estão o shitake, shimeji, champignon, mas há também hiratake, maiatake, portobello e orelha de judas, provando que nem todos possuem as mesmas características.

Mas, como diferenciar os cogumelo? O shitaki e o portobello são mais escuros, possuindo sabor mais forte e característico, sendo mais adequados a receitas e preparos mais intensos, acompanhando carnes ou grelhados.

os cogumelos claros, de cor creme ou branca, como o shimeji ou cogumelo de Paris, são mais suaves e leves, podendo ser utilizados em saladas, conservas ou molhos em geral, por exemplo.

Ricos em riboflavinas, substância que favorece o metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas, os cogumelos são ótimos para a saúde dos olhos, boca, pele e cabelos.

E que tal aproveitar todos esses benefícios com essa entrada de cogumelos recheados com queijo e tomate seco? Garantimos que é uma receita fácil, rápida e que não requer muitas habilidades culinárias. Vamos aos ingredientes!

INGREDIENTES

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)
  • 1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas (100 g)
  • 3 colheres (sopa) de tomate seco picado
  • meia xícara (chá) de queijo tipo gouda picado (60 g)
  • 1 colher (sopa) de salsa picada (5 g)
  • meia colher (chá) de sal (2,5 g)
  • 20 cogumelos (Paris) grandes, sem os talos (400 g)




MODO DE PREPARO


Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar.

Retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve.

Retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma forma untada. Recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter. Retire do forno e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 20 minutos (+ 10 minutos de forno)  Serve: 6 porções.




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Dica extra!

Brinque com o queijo. Um boa ideia é substituir o gouda por cream cheese, ricota, mussarela... use a criatividade.

Adicione bacon para dar um sabor defumado. Esses cogumelos recheados com queijo também são deliciosos com algumas fatias de bacon crocante no recheio.

Para uma receita vegan, utilize queijo vegetal, como tofu e capriche nas especiarias. Fica perfeito.



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