Relaxar, tonificar músculos e emagrecer: conheça os benefícios do pilates

Salvador - BA, Brasil

As técnicas criadas pelo alemão Joseph Pilates, estão se tornando cada vez mais populares entre diversos públicos, como idosos, atletas, dançarinos ou pessoas em reabilitação.

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Foto: Karolina Grabowska / Pexels



Um dos principais benefícios do pilates é aumentar e muito a qualidade de vida dos praticantes das técnicas. Além do ganho do tônus muscular, corrige a postura e coloca a pessoa em harmonia com o próprio corpo.

Prova disso é um levantamento feito em 2019, pela fabricante de equipamentos Metalife. Nele, estima-se que existam pelo menos 40 mil estúdios de pilates no Brasil.

Considerando ainda os dados das pesquisas online, houve um aumento significativo das buscas por roupas de pilates desde o início da pandemia. Período em que as vendas de assessórios para pilates também disparam.

Seja para combater o sedentarismo ou para o tratamento dos sintomas pós COVID-19, por exemplo, o pilates é bastante indicado, pois, de forma geral, contribui para o aumento da resistência física, melhorando da flexibilidade, a postura e diminuindo o estresse e a ansiedade.

Para Júlio César Nunes, Coordenador Técnico da AYO Fitness Club, a atividade serve como exercício físico, mas também como terapia e fisioterapia.

“O pilates traz maior flexibilidade ao corpo, fazendo com que exercícios do dia a dia fiquem mais práticos, como amarrar os sapatos ou vestir uma calça. Os alunos conseguem ver com pouco tempo também melhoras de dor nas costas, aumento de força e até redução de estresse diário, por focar na concentração e respiração na hora dos movimentos”, explica Júlio César.

Os benefícios do pilates podem ser observados de forma diferente para cada público. Para os idosos, por exemplo, melhora o equilíbrio, prevenindo as quedas. Já o pilates para as gestantes fortalece os músculos do core e do assoalho pélvico, responsáveis pela sustentação da coluna e da barriga durante a gestação.




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Para praticantes de corrida, o pilates estimula movimentos globais do corpo, tornando a caminhada algo mais simples e melhor executada. Outro benefício indireto é o aumento do prazer na hora do sexo.

“Como o pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, as mulheres tendem a ter mais prazer na relação sexual”, aponta o coordenador técnico da AYO.

Por esse motivo, os exercícios podem variar de pessoa para pessoa. "Nos casos das lesões na coluna, os médicos estão indicando o pilates, pois fortalece o core e melhora consideravelmente a postura do aluno, pois faz com que as curvas da coluna sejam respeitadas", explica Nunes.

Outra adequação dos exercícios é o MAT pilates ou pilates solo. Nessa modalidade, não são utilizados equipamentos, no máximo acessórios.

Os exercícios são realizados em MAT (tapetes para pilates ou yoga) e os praticantes utilizam apenas o peso do corpo, onde os músculos são trabalhados duplamente, pois são alongados e tonificados nos mesmos exercícios, trazendo benefícios como melhora do sono e alívio de dores.

Como toda atividade física, é imprescindível o acompanhamento de um profissional capacitado durante as sessões e exercícios. No Brasil, é permitido que fisioterapeutas, educadores físicos e bailarinos deem aulas. Para prática com objetivo de reabilitação, o ideal é que seja feito com um fisioterapeuta.


Com informações da Assessoria de Imprensa AYO Fitness Club  — Capuchino Press

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