7 músicas para não esquecer Dolores O'Riodan, do The Cranberries

Salvador - BA, Brasil


Foi com muita tristeza que o mundo recebeu a notícia da morte de Dolores O'Riordan, voz da banda irlandesa The Cranberries.

A informação da assessoria  é que a cantora, com então 43 anos, passou mal durante as gravações sendo encontrada morta em um hotel de Londres, onde havia se hospedado enquanto trabalhava.

As causas da morte dela ainda são desconhecidas e, até o momento, a polícia informou que o caso não está sendo tratado como suspeito e que está preparando informações para a análise forense.

Com uma história de vida bem triste, em entrevistas ao longo da carreira, Dolores fez várias referências a abusos sexuais sofridos na infância.

Em 2013, à revista LIFE, a cantora contou que foi molestada dos 8 aos 12 anos por uma pessoa de confiança da família.  

Esse fato repercutiu em várias de suas canções, como "Fee Fi Fo", lançada em 1999, na qual ela conta a história de uma criança que foi abusada por um homem mais velho.

"Como você pode tocar algo tão inocente e tão puro?", questiona um trecho. "Como você pode obter satisfação do corpo de uma criança? Você é um perverso, doente.", compôs. 

Fee-fi-fo-fum", expressão que dá nome a música, faz parte do conto "João e o Pé de Feijão". É um som que precede o aparecimento do gigante e é conhecido por despertar medo nas crianças. 

A cantora, que havia sido diagnosticada com transtorno bipolar, já havia se envolvido em alguns episódios de agressões a um policial e a uma aeromoça, sendo detida inclusive.

Mas, isso é o que a gente sabe. O que se passava em seu íntimo era conhecido apenas por suas letras, sempre profundas e por vezes tristes. E ela tinha uma voz única, que nos tocava a alma de forma singular.




À frente do The Cranberries desde 89, Dolores se afastou da banda por 6 anos - entre 2003 e 2009 -, período em que lançou os trabalhos solo Are You Listening? (2007) e No Baggage (2009).

Em dezembro do ano passado ela deixou uma mensagem em seu perfil no Twitter falando de como estava se sentindo bem:



Em menos de um mês a gente recebia a triste notícia da morte dela.


Hoje, é com pesar que separamos 7 músicas lindas e favoritas de cada álbum lançado pela banda. 

  1. 1993 - Dreams (Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?): Youtube
  2. 1994 - Ode to my Family, (No Need to Argue): Youtube
  3. 1996 - Free to Decide, (To the Faithful Departed): Youtube
  4. 1999 - Just my Imagination (Bury the Hatchet): Youtube
  5. 2001 - Dying Inside, (Wake Up and Smell the Coffee): Youtube
  6. 2012 - Roses, (Roses): Youtube
  7. 2017 - Rupture, (Something Else): Youtube

As canções são fantásticas e escolher apenas uma foi bem difícil, por isso que ressalto aqui que cada  disco é especial e recomendo mesmo que escute todos se você ainda não ouviu.

Que Dolores descanse em paz. 🌼

Form for Contact Page (Do not remove)